Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 13, 2013

O que você mudaria?

- Bom dia, eu sou o Cassiano Guerrero e apresento o programa Sentido da Vida pela TV Âmbar no qual discutimos todos os grandes dilemas levantados pelos nossos telespectadores. Hoje a sugestão é do nosso telespectador Rui de Araújo do Jalapão no Tocantins. Rui formula a seguinte questão: "Se você pudesse retornar ao seu passado, o que você mudaria?" Ao nosso lado, como em todos os programas, o psicólogo e psiquiatra Franklin Barbosa que vai falar sobre o resultado das perguntas nas ruas e suas impressões quanto ao eterno desejo humano da mudança. Vamos ouvir as suas impressões iniciais depois vamos para as ruas para dar prosseguimento ao programa.
- Bom dia à todos os nossos telespectadores, a mudança é algo inerente ao ser humano, mesmo porque temos uma insatisfação nata, sempre queremos evoluir e acabamos por desprezar as decisões que tomamos anteriormente mesmo sabendo que foram decisões tomadas sem o conhecimento que temos hoje, por isto olhamos para nossos equivalentes do passado com uma certa vergonha porque poderíamos ter agido diferente, mas vamos falar mais sobre isto com o decorrer do programa.
- Agora vamos para a praça Graciano Ferraz onde o repórter Cirilo Júnior vai conversar com os transeuntes para fazer a pergunta do programa.
- Obrigado Cassiano, estamos aqui e vamos falar com os transeuntes. Nome e profissao por favor.
- Gustavo, técnico de informática.
- Gustavo, o que você mudaria se pudesse retornar ao passado?
- Pessoalmente ou para o mundo?
- Não, na sua vida mesmo.
- Puxa vida, tanta coisa cara, mas acho que a principal seria não casar tão cedo.
- Há quanto tempo você é casado?
- Há dez anos.
- E quantos anos tem?
- 30.
- É Cassiano, o rapaz casou cedo e gostaria de não ter feito isto. Vamos falar com outra pessoa, nome e profissão por favor.
- Virgínia, secretária.
- Virgínia, o que você mudaria na sua vida se pudesse retornar no tempo?
- Acho que não engravidaria.
- Com que idade você engravidou?
- 15.
- E quantos anos tem, agora?
- Você não adivinha?
- Talvez, 28?
- Passou perto.
- A Virgínia é misteriosa Cassiano. Mais uma participação e aí voltaremos aos estúdios da TV Âmbar, nome e profissão por favor.
- Diógenes, motorista.
- Diógenes, o que você mudaria na sua vida em caso de poder retornar no tempo?
- Acho que não fugiria de casa, foi uma grande irresponsabilidade.
- Quando isto aconteceu?
- Acho que eu tinha uns dez anos, discuti com o meu pai e ganhei o mundo, infelizmente descobri que aqui fora a situação era bem pior do que lá dentro.
- Então Cassiano acho que já demos material para uma discussão, logo voltaremos para falar com o povo aqui na praça.
- Obrigado Cirilo. Franklin, a nossa pesquisa teve resultados curiosos, cerca de 10% dos entrevistados estão satisfeitos com as suas vidas e mesmo com erros e acertos não mudariam nada se pudessem voltar no tempo, do restante que mudaria a maioria absoluta mudariam decisões inconsequentes da juventude, o senhor acha que isto é uma tendência, o arrependimento de atos de adolescência?
- Olha Cassiano, eu não diria uma tendência acho que são as coisas mais marcantes da nossa vida, costumamos nos perdoar mais quando estamos em idade adulta, mas as bobagens da juventude ficam martelando na nossa cabeça mais forte do que as outras, pegando o exemplo da moça que engravidou aos 15 anos, foi uma incoerência? Foi, mas o único problema para ela foi a tenra idade, se ela tivesse engravidado hoje, mesmo que tivesse a mesma estrutura, imagino que, sem dinheiro, marido ou casa, ela não se culparia tanto, pois com a idade de hoje, ela toma conta de sua vida, não teria que ter a tal conversa com os pais e quem sabe com o futuro pai, porque na adolescência dependemos de tudo e de todos, obviamente que a vida da moça mudou completamente, teve que virar mulher e mãe muito mais cedo do que imaginava, por isto foi tão marcante e em alguns casos Cassiano esses pseudo-erros cometidos anteriormente tornam a vida da pessoa insuportável, pois criam traumas que são difíceis de superar pois o perdão a si próprios é um dois mais difíceis dilemas do ser humano.
- Quando você diz pseudo-erros, quer dizer exatamente o quê?
- Pseudo-erros siginifica que decisões que tomamos no passado só foram qualificados como erros quando hoje no presente com uma bagagem maior de conhecimento reconhecemos isto como um erro, mas no passado sem estas informações poderiamos chamar apenas de um risco que como seres humanos podemos correr ou não, aí não se pode qualificar como erro. Só ocorre o erro quando sabemos as consequências dos atos que ainda não fizemos, mas mesmo assim o fazemos.
- Com a explicação do Franklin, encerramos o nosso primeiro bloco e vamos para o intervalo e voltaremos logo com o tema do dia "Se você pudesse retornar ao seu passado, o que você mudaria?"





Continua.