Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 05, 2011

Os 10 Mais Importantes Nomes da História Humana

Segundo Musa (EDNA DELLA LIBERA)


Segue a lista:


Jesus
Gandhi
Joana D'arc
Platão
Einstein
Sigmund Freud
Sabin
Aristóteles
Martin Luther King
Karl Max

Jesus - As datas de seu nascimento são bastante controversas, há muitas teorias sobre isto, alguns dizem ser em abril outros seis anos antes de si próprio; afinal A.C. é antes de cristo, há muitos defensores de que o calendário deveria ser reformulado por conta desta dúvida.
Segundo ele mesmo, já sabia que estaria olhando por uma determinada janela desde antes de nascer; abriu o livro dos sete selos, livro este que ninguém na Terra ou no céu era digno de abrir, sua vitória contra a morte foi épica, pregou no inferno e levou algumas almas de lá para o paraíso. Jesus viveu uma vida invejável, jamais ninguém teve tanta clareza do que é viver a vida humana do que ele; ensinou a tantos que até hoje tem seguidores, deixou um legado eterno, expulsou demônios, curou pessoas, mudou a lei de Moisés, incomodou poderosos e foi condenado por seu próprio povo, mas precisava fazer isto para que todos os humanos fossem salvos. Jesus é o Deus vivo, o verbo encarnado; nenhum homem jamais foi ou será como ele.


Mohandas Karamchand Gandhi - também conhecido como Mahatma (a grande alma) Gandhi, foi idealizador do estado indiano, defensor do satyagraha, que significa literalmente a busca da verdade, seu princípio é o da não agressão. Idealizou a marcha do Sal que foi um movimento que iniciou a independência da Índia. Neste movimento pôs em prática sua doutrina e cerca de 60.000 pessoas foram presas e por fim o próprio Gandhi e mesmo assim nenhuma gota de sangue foi derramada, a única coisa que não conseguiu, foi evitar a separação da Índia em dois países, Paquistão e Índia, em decorrência das brigas por conflitos étnicos e religiosos, se você imaginar que Gandhi era advogado e depois virou um líder espiritual, é uma mudança quase que da água para o vinho.


Joana D'arc do francês Jeanne d'Arc - chamada de donzela de Orléans é a padroeira da França, heroína da Guerra dos cem anos, modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva. Joana afirmou que desde os treze anos ouvia vozes que mais tarde identificou como sendo do arcanjo São Miguel, de Santa Catarina de Alexandria e de Santa Margarida. Joana D’arc reconheceu o rei Carlos entre os nobres sem jamais tê-lo visto, ele tinha medo que ela quisesse matá-lo em reunião com ele, convenceu- o a por um exército a sua disposição para libertar Orleans do domínio inglês. Ela foi queimada viva, acusada de desvirtuamento por causa de suas roupas masculinas, de blasfêmia por ouvir vozes divinas e feitiçaria por sempre escapar ilesa das batalhas, obviamente o julgamento nada mais era do que a suprema elevação da inveja em relação a covardia dos representantes clericais da época, felizmente centenas de anos mais tarde seu processo foi considerado nulo e suas virtudes foram exaltadas e pelos idos dos anos vinte do século vinte sua figura foi reconhecida e beatificada, fazendo justiça a missão divina da qual foi imbuída.


Platão - Foi discípulo de Sócrates e mentor de Aristóteles, fundou a Academia de Atenas, primeira instituição de ensino superior do Mundo Ocidental, seu nome verdadeiro, conjectura-se que seja Arístocles e que Platão era um apelido devido a seu porte físico. Atuou em diversas áreas a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento, além de fundamentar a filosofia e ciências da época.
Frases de Platão: "O que mais vale não é viver, mas viver bem".
"Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias".
"O amor é uma perigosa doença mental".
"Praticar injustiças é pior que sofrê-las".
"Teme a velhice, pois ela nunca vem só".
"A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".
Platão foi fundamental para o desenvolvimento educacional, filosófico e político da sociedade humana, seu nome jamais poderá ser esquecido enquanto a humanidade permanecer sobre a face da Terra


Albert Einstein - foi eleito em 2009 o físico mais renomado de todos os tempos, desenvolveu a teoria da relatividade em duas partes, cuja compreensão ainda é um desafio para alguns. Por incrível que pareça recebeu o Prêmio Nobel em 1921 por explicar o efeito fotoelétrico e não por desenvolver a teoria da relatividade; este Prêmio Nobel, que já havia sido previsto por seu ganhador, foi prometido e entregue na quantia total a sua ex-esposa por conta do acordo que ele fez com a mesma ao se separar para não deixá-la desamparada, ela não havia acreditado na promessa, nem mesmo na possibilidade de ele ganhar o prêmio, mas ficou muito feliz com a promessa cumprida. O trabalho de Einstein possibilitou o desenvolvimento da energia nuclear e da bomba atômica, houve periódicos que o chamaram de pai da bomba atômica rótulo que recusou veementemente, pois era totalmente avesso a guerras. Uma unidade usada na fotoquímica foi batizada com seu nome e também um elemento químico o einstênio.


Sigismund Schlomo Freud - Pai da psicanálise; nasceu no império Austríaco, num território que hoje pertence à República Tcheca. Usou a hipnose para o tratamento da histeria, com isto desenvolveu uma teoria dando conta que a causa da doença poderia não ser física e sim psicológica, depois abandonou o método e adotou a interpretação de sonhos e livre associação como fontes de desejo do inconsciente, um dos tratamentos mais eficazes para a psicopatologia era o diálogo entre paciente e psicanalista. Um de seus filhos Martin Freud, escreveu uma memória intitulada Freud: Homem e Pai, na qual descreve o pai como um homem que trabalhava extremamente, por longas horas, mas que adorava ficar com suas crianças durante as férias de verão. Freud criou o termo "psicanálise" para designar um método para investigar os processos inconscientes e de outro modo inacessíveis do cérebro. Sigmund Freud abriu a possibilidade da cura da mente através de algo que esta cada vez mais escasso na sociedade contemporânea, a relação social, muitos vão ao analista ou ao psicólogo só para conversar porque são anti-sociais demais para desenvolver laços afetivos e acabam desabafando e contando segredos inconfessáveis a eles, pois sabem que seus segredos estarão seguros. O que é admirável em Freud é a perspicácia para criar uma nova fórmula de cura e a teimosia em insistir que isto era importante para a humanidade mesmo diante das dificuldades financeiras que passou toda a sua longa vida de mais de oitenta anos.


Albert Bruce Sabin - Desenvolveu a vacina oral contra a temida poliomielite. Nasceu em Bialystok que era parte da Rússia e hoje faz parte da Polônia,. Formou-se na Universidade de Nova York, anos mais tarde tornou-se pesquisador do Instituto Rockfeller de Pesquisas Médicas. Neste instituto demonstrou o crescimento do vírus da poliomielite em tecidos humanos. A vacina que criou levava o vírus vivo da pólio atenuado podia ser tomado oralmente e assim prevenia a contração da doença, seu antecessor o pesquisador Jonas Salk fornecia a vacina com o vírus morto, mas era ineficaz, pois não prevenia a infecção inicial de acontecer. Acompanhou diversas campanhas contra a poliomielite no Brasil; em 1967 foi agraciado com a Grã-Cruz do mérito nacional honraria concedida pelo governo brasileiro; casou-se em 1972 com a brasileira Heloísa Sabin. O que tornou Albert Sabin notável foi o fato de renunciar à patente de sua descoberta, permitindo assim que todas as crianças do mundo fossem imunizadas. Albert Sabin foi um ser humano como poucos.


Aristóteles - Discípulo de Platão e mestre de Alexandre, O Grande, Aristóteles foi um dos grandes nomes da filosofia, atuou em várias áreas das ciências, era filho do médico Nicômano, o que pode ter levado ele ao interesse pelas ciências. Fundador da Lógica, teve grande influência na teologia cristã da idade média, tanto que colocou Galileu Galilei em maus lençóis, por pensar diferente do mestre que era considerado pela igreja intocável. Organiza a escola conhecida como Liceu, já com o apoio de Alexandre, o Grande, escola esta voltada à pesquisa das ciências naturais. Seus escritos lógicos estão reunidos no livro Organon. A palavra que define Aristóteles é sabedoria.

Martin Luther King Júnior - nascido em 15 de janeiro de 1929 no ano da depressão; seu nome em português literal é Rei Martinho Lutero Júnior, coincidência ou não, foi líder protestante organizador da conhecidíssima “Marcha de Um Milhão de Negros”. Em 1964 foi agraciado com o prêmio Nobel da Paz, foi a pessoa mais jovem a recebê-lo, nesta época contava com apenas 35 anos de idade. Sua inspiração de desobediência não-violenta adveio de seu ídolo Mohandas Gandhi que libertou um país, ele por sua vez queria livrar uma raça da segregação dominante na época em que vivia. A Marcha de Um Milhão de Negros, citada anteriormente terminou em Washington e tornou-se uma comemoração dos negros por terem conseguido alguns direitos civis fundamentais, neste dia, Stokely Carmichael (futuro líder dos Panteras Negras) criou a expressão "Black Power". King convenceu Nichele Nichols a permanecer no programa Jornada nas Estrelas, ela estava descontente com o tratamento dado a ela pelos estúdios e que a personagem não estava ajudando em nada na sua carreira, King argumentou que era muito importante para os negros ter um representante no seriado mais popular dos Estados Unidos. Martin Luther King foi assassinado em 06 de abril de 1968 por James Earl Ray que acreditava que a atuação de King arrastando pessoas para as suas marchas atrapalhavam o crescimento econômico do país. Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.

Karl Heinrich Marx nasceu em 05 de maio de 1818, idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, Segundo ele, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Autor do livro “O Capital”, publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica às custas do empobrecimento do proletariado. Lênin foi um dos seguidores das idéias marxistas, e, na União Soviética, utilizou-as para sustentar o comunismo, que, sob sua liderança, foi renomeado para marxismo-leninismo. Em suma as idéias de Marx é sobre uma sociedade igualitária justa e solidária, coisa que só existe na Carta Magna e em algumas obras literárias de ficção. A sociedade humana é egoísta e individualista, portanto precisa evoluir muito para entender o conceito da união dos povos. Marx era um homem a frente de seu, talvez até do nosso, a esperança é que os nossos descendentes se livrem da chamada “liberdade” e aja com mais solidariedade para o crescimento e desenvolvimento da raça humana.

Você também pode enviar a sua lista para mim, faça como o Musa, faça a sua lista dos grandes nomes da humanidade e encaminhe no meu e-mail vshugo@hotmail.com, ou aqui mesmo nos comentários e em breve ela será publicada.

4 comentários:

Anônimo disse...

Faltou Leonardo da Vinci,Thomas Edson, Willian Shakespeare e Balzac, só minha opinião.Mas a lista ta boa.

Keyser Soze disse...

Então sobre isto, você pode fazer a sua lista é apenas uma das várias; é uma coleção de listas segundo o entendimento de cada um, se você postar a sua publicarei no meu blog com a sua devida autorização.


Hugo

Anônimo disse...

OI.
Jesus não mudou a lei de Moises ele apenas a praticou como deveria ser, sim fomos nos (nossos antepassados que distorceram os conselhos e leis) digo isso porque foi no Egito o berço da civilização humana e nos somos resultado do passado, somos sementes de: ideias passadas, sonhos passados, mentiras passadas, verdades passadas.

Keyser Soze disse...

Então Anônimo, Ele diz textualmente: "Vocês viram o que foi dito aos antigos, 'Olho por olho, dente por dente', eu porém vos dou um novo mandamento, 'ame o seu inimigo'". É uma questão de interpretação, mas no meu entendimento, isto é mudar a lei.