Total de visualizações de página

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Os Grandes Nomes da Humanidade

Resolvi elaborar uma lista dos maiores seres humanos de nossa histórias, adotei alguns critérios: não poderiam ser desconhecidos do grande público, não por ignorância é claro; escolhi apenas um de cada área, para tentar não ser injusto com outros e na medida do possível pioneirismo em suas áreas. Então passarei a listagem e depois um breve relato sobre cada um deles:
1 - Alfred Nobel
2 - Mohandas Gandhi
3 - Siddharta Gautama
4 - Michael Jackson
5 - William Shakespeare
6 - Florence Nightingale
7 - Bruce Lee
8 - Alexander Fleming
9 - Rui Barbosa
10 - Bill Gates

Passamos aos relatos:
Alfred Bernhard Nobel - Nascido em Estocolmo na Suécia, trabalhou por muito tempo com a instável nitroglicerina, numa de suas explosões experimentais matou o irmão, mas não desistiu de intentar uma forma prática e segura de manipular a nitroglicerina, com o tempo e adicionando vários compostos conseguiu uma pasta moldável que ficou conhecida como dinamite. Sua vida pessoal foi pífia, tendo apenas uma única amiga em toda a sua vida por conta da dedicação total ao trabalho; inventou também a borracha sintética. Incomodado com o poder destrutivo de sua invenção "a dinamite", Nobel deixou em testamento uma idéia revolucionária: que toda a sua fortuna fosse utilizada para premiar as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade. Em 1900 foi criada a Fundação Nobel que atribuía cinco prêmios em áreas distintas: Quimica, Física, Medicina, Literatura e Paz Mundial. Mais tarde estendeu-se à outras áreas, mas não com o dinheiro da fundação de Nobel e sim com outras fontes. Nobel foi grande e sempre será lembrado por pensar e agir pelo futuro da humanidade.


Mohandas Karamchand Gandhi - Ficou conhecido como Mahatma, ou seja, "A Grande Alma" foi o idealizador da forma pacifista de protesto, foi inspiração para Marthin Luther King e Nelson Mandela. Formou-se em Direito na Inglaterra, mas teve dificuldade de exercer a sua profissão devido a timidez. Em uma representação judicial foi morar na África do Sul por algum tempo e com a discriminação iminente Mohandas despertou uma consciência social. Com sua forma de protesto de não-violência libertou a Índia e lamentou a sua divisão em 2 Estados Índia e Paquistão; foi assassinado em 1948, mas seus ideais continuam vivos ajudando e inspirando novos seguidores.

Siddharta Gautamma - conhecido como Buda, ex-príncipe da Ásia Meridional que tornou-se professor espiritual. Buda significa "O Iluminado". Em sua busca espiritual voltou-se para dentro de si para encontrar a paz e após lutas homéricas inclusive com uma divindade conhecida como Mara, Siddharta atingiu o estado conhecido como nirvana e deu nova esperança aos seus seguidores, o fato de buscar dentro de si a solução para todos os problemas externos o qualifica como idealizador de um novo conceito espiritual, ou seja, abriu um novo caminho de descoberta humana.

Michael Joseph Jackson - nascido em Los Angeles Michael foi pioneiro numa área saturada que era a área musical, iniciou sua carreira muita cedo com os Jackson 5 , deu um significado novo ao clipe de música, idealizador de novas danças e da conhecida coreografia, teve o album mais vendido da história da música o thriller, sempre em busca do novo, foi autor de vários singles e polêmicas também. Quando se tornou o maior ícone negro de todos os tempos, ficou branco de uma maneira até hoje, para este relator, inexplicável. Michael Jackson - o maior nome da história da música .

William Shakespeare - poeta e dramaturgo inglês do século 16, conhecido como O Bardo, foi muito questionado sobre se realmente era autor de suas obras ou se realmente existiu, um excelente produtor de histórias, principalmente para o teatro, entre comédias, tragédias e tragicomédias sempre buscou o entendimento da natureza humana por isto é tão festejado até hoje como o maior escritor de todos os tempos, nenhum ator contemporâneo ou antigo se sentiria completo sem ter atuado em uma peça de Shakespeare, o admirável inglês rompe barreiras temporais e escreve para o mundo mesmo usando símbolos de sua época, por toda esta marca histórica Shakespeare é imbatível na área literária.

Florence Nightingale - nascida em Florença no século 19 , rica e bem relacionada rebelou-se contra o papel da mulher na sociedade, preocupou-se com o tratamento médico dado aos pobres e indigentes e rompeu com a família, passou a defender as melhorias do tratamento médico. Na guerra da Criméia ela e mais 38 voluntárias foram para a linha de frente tratar os feridos que estavam em condições horríveis de saúde, era conhecida como a Dama da Lâmpada por usá-la durante suas expedições. Após ter contraído a febre tifóide dedicou-se a formação de novas enfermeiras, cargos que eram exercidos por cozinheiras e prostitutas (as últimas como punição), fundou uma escola de enfermagem com aulas ministradas por médicos. Revolucionou a área estatística ao apresentar o gráfico setorial conhecido como gráfico pizza. Florence Nightingale foi tão importante para a medicina quanto sua contribuição para os feridos de Guerra ultrapassando completamente a sua condição de mulher submissa que era comum em sua época.

Bruce Lee - O americano Bruce Lee foi o maior ícone das artes marciais do século 20, Lee quando jovem treinava Tai Chi com seu pai e também aprendeu Wing Chun, 1959 Lee deixou Hong Kong porque havia vencido uma luta com o filho de um perigoso mafioso local, então foi aos Estado Unidos encontrar com sua irmã Agnes. Começou a ensinar um novo estilo de arte marcial que chamou de Jun Fan Kung Fu, algumas técnicas do Wing Chun aliadas a algumas novas ideias de Bruce Lee era famoso por seus abdominais sólidos como pedra, sempre tinha um soco novo para demonstrar em seus torneios, participou de muitos longas-metragens aos quais sempre tinham um ensinamento aos seus alunos, Lee foi responsável pela disseminação das artes marciais pelo mundo através do cinema, por esta iniciativa única e sua disciplina invejável além dos músculo de aço, Bruce Lee é o maior artista marcial de todos os tempos.

Alexander Fleming - Escocês de nascimento, Nobel de filosofia e Medicina em 1945, Alexander Fleming até hoje ainda é maior responsável pela sobrevida da maioria dos seres humanos ao descobrir a penicilina, um poderoso antibiótico extraído do fungo Penicillium notatum principalmente encontrado no bolor do pão ( também descobriu uma proteína antimicrobiana chamada Lisozima) mas Alexander Fleming é um grande ser humano por não ter patenteado sua descoberta achava-a importante demais para ficar restrita, achou que a difusão do medicamento seria mais rápida sem essa bobagens burocráticas.

Rui Barbosa de Oliveira - Grande jurista e político brasileiro o baiano Rui Barbosa se notabilizou pela retidão de caráter que segundo suas palavras era obrigação do homem, com 5 anos de idade já deixava seus professores perplexos com tamanha inteligência foi candidato a presidência da República em 2 ocasiões infelizmente derrotado em ambas as campanhas, foi Ministro da Fazenda do Governo de Deodoro da Fonseca, há uma história interessante sobre a sua atuação jurídica conta-se que o advogado Rui Barbosa foi advogado em dois casos idênticos atuando em partes contrários e conseguiu vencer ambas as causas tamanha a sua inteligência e capacidade de persuasão, Rui Barbosa é um desses sujeitos que conseguem vencer uma jurisprudência criada por ele mesmo.

Bill Gates - Natural de Seatle e fundador de Microsoft Bill Gates pode ser denominado de “o gênio do século” no quesito informática, em 1980 criou o MS-DOS e revolucionou a história da informática, com sua interface gráfica conhecida como Windows, ideia pioneira, mudou para sempre o que se entendia por informática, já foi acusado várias vezes de tomar atitudes comerciais desleais e também muitas vezes foi julgado por monopólio de mercado. Hoje Bill Gates tem uma das maiores fortunas pessoais do mundo e sua marca a Microsoft tem valor comercial equivalente a sua fortuna. Bill Gates não é grande só por ser magnata, mas sim por transformar o computador num item individual indispensável no mundo.


Comentem as escolhas se concordarem ótimo se discordarem podem apresentar a lista de vocês, importante ressaltar que se quiserem fazer uma lista nova devem escrever motivos para a escolha dos mesmos e assim a opinião de todos será divulgada, prometo publicar as listas tão logo as dúvidas sobre os textos sejam sanadas.

3 comentários:

Vanderson disse...

Achei muuuito interessante essas colocações sobre "Os Grandes Nomes da Humanidade". Concordo e muito com os nomes citados, porém neste mundo ainda existem muuuitos outros nomes de complexa importância para a humanidade.
Parabéns pelas escolhas.

lucas disse...

Muito interessante... gostei bastante. Parabéns!!!

Bruno Cortese disse...

Exceto por Bill Gates, concordo com todo o resto. Bill Gates não criou nada; copiou de forma barata. A forma como distribuiu o tornou conhecido, nada além.