Total de visualizações de página

sexta-feira, novembro 24, 2006

Vida de Tímido

Tantas oportunidades havia perdido que desta vez Geraldo prometeu que não passaria mais um dia sem se declarar a Fernanda. Todos os dias ele a encontrava na mesma banca, comprando o mesmo jornal que ele sequer lia, ia apenas encontrar o objeto de sua paixão, não sabia nem o nome do jornal mas adianto ao leitor que se chamava "A Vitória". Neste dia Fernanda estava particularmente bonita. Geraldo estava com o discurso pronto, repassou mentalmente:
"- Fernanda, há muito tempo tenho observado você vir a esta banca e comprar o jornal, todos os meus dias só iniciam quando a luz do seu olhar penetra as minhas pupilas e me brinda com a sua beleza escultural. Fernanda, gostaria de tornar a minha vida mais iluminada sendo minha namorada?"
Fernanda aproxima-se e vai logo dizendo:
- Geraldo, sempre informado, em? Sabe, o dia que eu não encontrá-lo aqui, vou achar que o mundo deve estar próximo do seu final, porque posso até acertar o relógio pelo horário que você chega, olha só, agora são 8:15 da manhã.
Estas palavras desconcertaram Geraldo, o fez esquecer da declaração e quando Fernanda já havia se despedido; Geraldo a chama e diz:
- Fernanda, quer namorar comigo?
Estupefacta, Fernanda responde:
- Puxa, Geraldo, mas que coisa inesperada. Por que você não me pediu isto há três meses atrás, agora estou namorando o Fábio. (longo suspiro) É uma pena, mas não posso.
Geraldo infinitamente diminuído por sua timidez e por ter perdido a oportunidade diz:
- Ora, Fernanda, é brincadeira, eu estava te zoando, imagina a gente não ia nem combinar esquece, até amanhã.
- Até, nunca vi alguém brincar com uma coisa desta. - diz isto ao jornaleiro.
- Ah, Fernanda, não liga pro Geraldo não, ele sempre foi meio esquisito mesmo.
Geraldo caminha para casa, pensando em todas as chances que havia desperdiçado em sua vida, desde o colégio, quando aquele Marcos respondeu a pergunta sobre o primeiro homem que ficou em pé, ele sabia que era o Pitecantropo Erectus, mas o Marcos falou antes dele ou aquela vez em que marcou o encontro com a Patrícia naquele show e dormiu até a tarde do dia seguinte, tinha trabalhado demais naquele dia e achou que iria tirar só um cochilo, como pode alguém viver uma vida assim e perder tantas oportunidades, sempre chegando em segundo. Resolveu ir a um psicólogo antes que enlouquecesse. Naquela mesma tarde conseguiu uma consulta com o Doutor Lucas:
- Doutor, eu sou um fracasso, nada na minha vida dá certo, toda vez que tenho que fazer algo; acabo adiando e fazendo em momento inoportunos, já perdi empregos, mulheres, oportunidades de negócios e me sinto muito infeliz por isto, como posso sair desta minha timidez crônica.
- Bem, Geraldo, acho que me procurar já foi uma coisa boa, quando resolveu me procurar, veio direto aqui, ou adiou esta decisão também.
- Não vim direto aqui.
- Então, nem tudo está perdido, se consegue tomar uma decisão tão radical rapidamente, pode mudar a sua vida também.
- Como?
- Pelo que me contou, o seu problema é a falta de confiança, a dúvida e o medo do fracasso, mas você já tem tantos deles para se orgulhar, agora está na hora de vencer. Vamos fazer um teste, agora são 4:00 da tarde, ainda hoje você vai fazer algo interessante para mudar a sua vida e vamos definir isto nesta sala. Diga-me algo que sempre quis fazer e nunca teve coragem.
- Bem, isto é fácil, há tanta coisa que não tive coragem de fazer na vida.
- Então diga uma?
- Eu gostaria de dar uns murros no meu chefe.
- Peraí, temos que reforçar o seu lado positivo, não é nada bom para você e tampouco para mim que você fique desempregado, isto podemos trabalhar mais tarde, diga outra coisa.
- Tenho um cunhado que adora ir lá em casa buscar comidas que faltam na casa dele, eu preciso dar um basta nisso, mas tenho medo de brigar com a minha irmã e ele também é grande tenho medo de apanhar dele.
- Então, está decidido, hoje você vai dar um basta neste abuso do seu cunhado, seja criativo e evite violência. Esta é a sua missão.
Mais tarde na casa de Geraldo:
- E aí cunhadão, tudo bem??
- Tudo bem coisa nenhuma, eu estou cansado deste seu abuso para com a minha pessoa.
- Huummm!! “Para com a minha pessoa”.
- Não se faça de besta, Fábio.
- Onde adquiriu toda esta coragem Geraldo? - Diz isto, abre a geladeira e pega um pedaço de salsicha e o morde.
- Prometi a mim mesmo que ninguém mais iria pisar em mim.
- Ah ta, já sei, você ficou sabendo, não foi?
- Do que?
- Agora é você que está se fazendo de bobo.
- Não estou não.
- Você soube que me separei da sua irmã, não soube?
- Hum, é mesmo? E quando foi isto?
- Há uns três meses.
- E você teve a cara de pau de vir na minha casa me chamar de cunhadão e roubar a minha comida, durante todo este tempo? – Enquanto Geraldo fala, Fábio esta comendo um pão.
- Bem,. enquanto você não descobrisse funcionaria, mas não se preocupe eu já arrumei uma namorada.
- Ah é, e como ela se chama?
- Fernanda.
- Fernanda, pe-pe-pera lá, não é a Fernanda da banca de jornal, é? Então, você era o Fábio de quem ela falava?
- Acho que sim. Ela vai todos os dias a uma banca de Jornal comprar um exemplar de “A Vitória”.
Depois no consultório do psicólogo:
- Doutor o senhor não acredita, lembra do meu cunhado?
- Você conseguiu cumprir sua missão?
- Não exatamente.
- O que quer dizer?
- Bem, eu acho que ele não vai mais freqüentar a minha casa, mas isto não resolveu o meu problema com ele.
- Ué, por que, não? Não era o fato de ele ir à sua casa e pegar as suas coisas que te incomodava.
- Era, mas agora além de ele ter deixado a minha irmã, ela está namorando a minha namorada.
- Sua namorada? Ela o está traindo com o seu cunhado?
- Não doutor, na verdade, era para ela ter sido a minha namorada, mas ele chegou antes, lembra que eu te contei da timidez e tudo mais.
- Ah, já entendi. Bem, você tem duas escolhas, seguir a sua vida ou resolver esta situação.
- Não sei se resolvi, mas dei muitos socos nele.
- Se sente melhor por isto?
- Muito melhor.
- Consegue deixar isto pra lá?
- Ainda não sei.
- Veja, você progrediu, de alguém que não resolvia as coisas, teve duas atitudes de uma pessoa comum, veio ao psicólogo sem pestanejar e perdeu a cabeça em relação a um quase parente. São atitudes normais de indivíduos que se sentem acuados.
- Não sei se isto ficou claro para mim.
- Vamos estudar mais a situação. Você gaguejou ao conversar com ele?
- Não.
- Teve dificuldade em falar o que pensava?
- Não.
- Agiu sem pensar nas conseqüências de seus atos?
- Sim.
- Então você está curado. Só precisa agora dosar a sua ira para quem a mereça. Entenda que com isto não estou dizendo que você deve sair por aí, distribuindo porradas para todos, apenas deve saber discernir o momento de agir com mais veemência e momento de deixar pra lá.
- Obrigado Doutor se soubesse que seria tão rápido teria vindo antes.
- Ora, disponha e se tiver dúvidas retorne, ninguém vai achar que você é maluco.
- Certo, até logo.
Geraldo vai embora. O telefone da secretária toca, ela atenda:
- Pois não, doutor.
- Pode mandar entrar o próximo doido.
- Farei isto senhor.
Caminhando na rua Geraldo encontra ninguém menos que Fernanda:
- Oi Geraldo, nossa você não foi na banca hoje, o mundo deve estar próximo do seu final.
- Acho que sim, Fernanda.
Ele a agarra e lhe dá um beijo de cinema no meio da rua, depois vai embora seguindo seu caminho, deixando Fernanda surpresa e desconcertada.

terça-feira, novembro 07, 2006

Política e Politicagem

De repente toda a cidade parou para ouvir os candidatos, a rede local tinha preparado o debate, seria sexta-feira à noite, às 10:00, era novamente um caso de reeleição contra o candidato oposicionista. Então na hora marcada todos os bares estavam lotados e muitos estavam em casa defronte à televisão, alguns até haviam feito churrasco para chamar os compadres e assistir ao grande duelo, os nomes eram bastante curiosos, o candidato à reeleição intitulava-se Divino Espírito Santo e o oposicionista Teobaldo Estrada de Ferro. Então vamos ao debate:
- Bem, amigos telespectadores, como toda a cidade esperava estamos hoje diante de nossos candidatos a prefeito da cidade de Padroeiro Sebastião para ouvir e analisar as propostas de cada um deles e definirmos o futuro da nossa querida cidade, ficamos agora com as regras do debate.
E o narrador diz com toda a presteza quais são as regras:
- Cada candidato terá direito a uma pergunta por bloco num total de quatro blocos, serão 30 segundos para as perguntas, 2 minutos para as respostas um minuto para réplica e mais um minuto para a tréplica, todas as regras foram exaustivamente estudadas e aceitas pelas duas coligações, os primeiros dois blocos serão de perguntas feitas por sorteio do mediador, o terceiro bloco será de perguntas de tema livre e o último bloco será para as considerações finais, somente serão concedidos direitos de respostas se houverem ofensas morais ao candidato adversário.
Volta o mediador, o conhecido apresentador Simão Delgado:
- Bem, e sem demora vamos ao início do debate, vamos sortear agora quem fará a primeira pergunta. - mexe no globo retira um papel, abre-o - e o primeiro candidato a perguntar será Teobaldo Estrada de Ferro será sobre o tema - remexe no segundo globo - Educação. Candidato o senhor tem 30 segundos.
Teobaldo diz:
- Candidato Divino, eu tenho notado que o povo da nossa cidade está afogado numa maré crônica de analfabetismo, chegando ao cúmulo de assinar os cadernos fiados nos bares com os polegares, qual é a sua proposta caso reeleito para erradicar este câncer da nossa querida cidade.
Mediador - Candidato Divino 2 minutos para a resposta.
- Obviamente o meu adversário está com a razão quando diz que o analfabetismo é um câncer da nossa sociedade, a minha proposta é muito simples: TV Escola; nossa cidade é rural, todos trabalham no cabo da enxada desde que se conhecem por gente, a única forma de oportunidade de estudo é através da TV, prometo que abrirei uma televisão estatal que vai ensinar todos da cidade a ler e a escrever através de telecursos que se passarão entre as 20:00h e às 22:00h de segunda a sexta-feira, me cobrem depois, eu afirmo que farei isto.
Mediador: - A réplica para o candidato Teobaldo, um minuto.
- Como todos podem notar o discurso permanece o mesmo, como já havia prometido na eleição anterior, ele promete uma TV Escola que nunca saiu do papel, enquanto a proposta sequer é aprovada na câmara municipal, ele vem com esta bravata de que todos sairão do analfabetismo quando na verdade, volto a insistir, temos gente assinando livro de bar com o polegar, é este tipo de atenção que vocês querem?
Mediador - Tréplica Candidato Divino, um minuto.
- O candidato da oposição, questiona a minha capacidade, mas sequer apresenta uma proposta para solucionar a questão da educação, o fato de não ter sido aprovado na câmara, não significa que eu não tenha trabalhado para que este projeto funcionasse, a idéia está lá é só uma questão de tempo, não acreditem em promessas vazias, acreditem no Divino.
Mediador - Agora o candidato que fará a segunda pergunta é o Candidato Divino Espírito Santo o tema é - remexe no segundo globo - Saneamento Básico. Candidato 30 segundos.
- Candidato Teobaldo, eu gostaria de saber que tipo de proposta o senhor tem para resolvermos de vez as questões relacionadas ao saneamento básico?
Mediador - Candidato Teobaldo 2 minutos.
- Antes de responder a pergunta quero dizer ao Candidato Divino que as minhas propostas para a Educação estão no meu site: www.umanovapadroeiro.com.br e se ele não estiver muito ocupado pode dar uma olhada e quem sabe aprender como se dirige uma cidade, mas quanto à pergunta do meu adversário, só há um jeito de resolver isto, manilhas, manilhas e mais manilhas, não tolerarei esgotos a céu aberto no meu governo vou lançar a campanha "AR LIMPO E MANILHA, É A SAÚDE QUE SE CRIA", o meu adversário vive dizendo que não tem dinheiro para manilhar toda a cidade e pasmem senhores, existem apenas algumas ruas, será que ele realmente está administrando direito o dinheiro do povo? Semestre passado, ele aprovou um aumento para ele e toda a câmara de vereadores, como que para isto tinha dinheiro, responda prefeito licenciado.
Mediador - Um minuto para a réplica.
- O meu adversário está desesperado mesmo, ele traz a tona um assunto já superado, este aumento que propus, não foi para os vereadores especificamente, vou explicar, existe uma verba de representação na qual os vereadores recebem para auxiliar os moradores dos seus bairros nas pequenas coisas, como as associações de bairros que são ajudadas quando precisam se reunir para fazer mutirões. Exemplo clássico: semana passada várias casas foram destelhadas e não precisamos pedir ajuda da defesa civil, porque a verba de representação dos vereadores foi utilizada para comprar as telhas que precisavam ser trocadas depois do vendaval.
Mediador - Um minuto para tréplica.
- Mais uma vez o prefeito licenciado tenta confundir o eleitor, eu tenho fontes fidedignas comprovando que: quem doou o dinheiro para comprar as telhas foi o seo Joaquim dono do material de construções da cidade que, coincidência ou não, é cabo eleitoral do candidato Divino, portanto não confiem nesse Divino, pois ele não honra o nome que carrega.
Terminado o Primeiro Bloco voltamos depois do intervalo comercial.
Na casa do Seo Martins:
- Como esses candidatos se atacam.
- Pois é, mas o bom é que falam em propostas, uai. Não é pra isso que tamo em frente a TV.
- É craro, Seo Martins, a gente é anarfabeto, mas num é burro, temo que orvi os homi, pra vê que vantage a Maria vai levar na horta, ora.
- E retornam os candidatos para mais uma rodada de perguntas e respostas, neste bloco as perguntas são sorteadas e será iniciado com a pergunta que será feita pelo candidato Teobaldo sobre – mexe no globo – Infra-estrutura. Candidato Teobaldo 30 segundos para a pergunta:
- Candidato Divino, bem sabemos que a nossa cidade vive um caos estrutural, justamente por depender quase que em sua totalidade do governo do estado, qual é a sua proposta para um desenvolvimento sustentável da nossa Padroeiro.
Mediador – Dois minutos para a resposta.
- Eleitores da minha cidade, tenho a honra de anunciar que acabei de fechar um contrato com a Hidrovia Solimões que transportará toda a safra de arroz e algodão que são nossas agriculturas mais proeminentes, reduzindo com isto os custos do pequeno agricultor no saldo financeiro final, já que a hidrovia será paga pela prefeitura, também tenho a honra de informar que toda a nossa cidade terá um desenvolvimento estrondoso porque no próximo mês nossa cidade será o cenário principal de um filme hollywoodiano sobre o Brasil, aumentando com isto a atividade turística e conseqüentemente criando o desenvolvimento sustentável citado pelo candidato de oposição.
Neste momento, ouve-se em toda a cidade uma comemoração como nunca vista antes. Este filme intitulado “Nos confins do Brasil” ou em inglês “Last Way” parecia estar muito fora da realidade da cidade, mas o prefeito de Padroeiro Sebastião ofereceu tantas regalias aos gringos que eles se sentiram como deuses e resolveram aceitar a hospitalidade da cidade do interior. Depois do anúncio o candidato oposicionista se preparava para a réplica quando o estúdio de televisão é invadido por um homem armado, outros quatro encapuzados rendem o mediador e levam os dois candidatos juntamente com o mediador para uma pick-up sob os olhos atônitos de toda a equipe técnica e é claro dos telespectadores, já que o seqüestro foi filmado com riqueza de detalhes pelos câmeras do programa. A polícia foi mobilizada, afinal o poder da cidade estava em poder de bandidos perigosos. A pick-up para no meio do caminho, os reféns são retirados e:
- Quem, em nome de Deus, faria uma coisa dessas? – Pergunta o atual prefeito.
Ouve-se uma voz no fundo:
- Corta.
Um burburinho:
- Até que enfim.
- Não agüentava mais.
- Que cena difícil.
Muita movimentação e alguém vem em direção ao prefeito:
- É, acho que a sua cidade serve.
- Serve para quê?
- Para o filme, ora. Ah, queira me desculpar – limpa as mãos nas calças e – Simon de Dubois (Lê-se Saimon Deboá).
- Simon, por que este circo todo na minha cidade?
- Eu queria ver se vocês têm a reação que se espera de um filme hollywoodiano.
- Entendo.
A polícia chega:
- Todo mundo parado!
Duas viaturas, quatro policiais:
- Vocês estão presos pelo seqüestro do prefeito! Levantem as mãos.
O prefeito informa:
- Podem abaixar as armas, rapazes! Foi apenas um mal entendido; estes são os tais de Hollywood.
Tudo explicado, as filmagens começaram e as eleições ficaram em segundo plano, mas para que ninguém morra de curiosidade, Divino Espírito Santo venceu o pleito e saiu em carreata para comemorar, cena esta aproveitada para o filme e a vida segue na pequena Padroeiro Sebastião.